segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARIS-Projeto EUROPAIN-2012



O Projeto EUROPAIN-2012 é um programa de viagem à França, para amantes da gastronomia. Em menos de 30 dias reunimos 20 interessados, colegas e amigos para essa aventura: um mergulho na alta gastronomia, lá mesmo onde ela nasceu, cresceu e se espalhou pelo mundo: Paris e Lyon, os nossos destinos , nestes 12 dias de março 2012.
Além dos cartões postais do turismo moderno: Torre Eiffel, museu do Louvre e ainda Versailles, teremos direito a workshop no Atelier des Chefs, escola que se autodenomina: o “lugar onde a cozinha é um espetáculo“, no coração de Paris.


Em uma das noites invernais da capital francesa, desceremos até os sub-solos do mais parisiense dos lugares, a Île Saint-Louis, menos de 100 metros da catedral de Notre Dame, onde nasceu a Lutetia (ou Lutèce), fundada por um povo de origem celta, de nome Parisii, nome que se tornou o da capital da Gália, algo que significava “chaudron” ou caldeirão!
Será exatamente de um “chaudron” que nós, viajantes modernos, ávidos por sabores exóticos de agora e de outrora, iremos retirar a comida, no conhecido e reconhecido Nos Ancêtres les Gaulois”, restaurante estilo medieval, onde se come com fartura e se bebe sem moderação! Ninguém irá dirigir depois e, se quiser, nem precisa voltar para o hotel. Tudo foi previsto!
O Salão EUROPAIN será um espetáculo à parte: o que se verá lá, estará em nossos restaurantes e confeitarias daqui a 2, 3 ou mesmo 5 anos. A inovação é a principal característica deste salão de alimentação, que costuma receber expositores de mais de 80 países.


Lyon, a capital internacional da gastronomia, maior concentração de estrelas no Michelin, por m2, será o segundo destino de nosso grupo na França. Além de uma degustação de “Vins et fromages” nas chamadas “Halles de Lyon (inaugurada em 1859!), recentemente renovadas, teremos o privilégio de seguir um curso de cozinha no “Château Vivier” onde está o Instituto Paul Bocuse, onde reina este que é reconhecido mundialmente como o “chef do século”.
“O Chef que tirou os chefs de dentro das cozinhas”.


Enriquecidos com as novas experiências e muitos novos sabores, gravados em nossas papilas, nossa viagem começa a terminar no Aéroport Saint Exupéry de Lyon, na tarde do dia 11 de março de 2012. Apenas a viagem, pois a nossa aventura continuará por longos meses, seja nos encontros com os amigos de volta à casa, seja nas imagens gravadas ou na repetição das experiências vividas.


Bon Voyage!

Nenhum comentário:

Postar um comentário