domingo, 13 de fevereiro de 2011

Treinar é preciso - ganhar não é preciso!

((clique na imagem para ampliá-la))A perseverança nos treinamentos não constitui uma garantia absoluta. Assim, deixar a cama, às 6 horas da manhã de um domingo, com o propósito de realizar um longão* de pelo menos 15kms, nem sempre se explica! Qual não foi a recompensa, quando minutos depois, me deparei com o mais belo nascer de sol de que tenho lembrança. Onde? - Sobre o chamado Oziel**, tambem conhecido como "a maior ocupação da America Latina = 30 mil famílias", fazendo divisa com o melhor hotel de Campinas nestes ultimos 40 anos - o Royal Palm Plaza. Aí está a imagem.
Revisitar o velho Aeroporto de Viracopos é sempre interessante, apesar de não lembrar em nada o aeroporto dos anos 1970. Alongados, em 2 grupos, todos associados da CUCA, seguimos, cada um ao seu ritmo pela estrada Viracopos-Indaiatuba, entre chácaras, terra, asfalto e...cachorros!
90 minutos depois e 15kms vencidos, o professor José Carlos da Silva, nosso coach, faz um resumo dos objetivos do treino, à sombra das árvores, onde outrora existia o campinho de peladas de Viracopos, de frente pra plataforma do armazém de importação(TECA)da Infraero
.

*Longão, o que é


Longão, ou treino longo, é o treino mais longo da planilha de treinamento de um corredor de rua. Graças aos treinos longos, o corredor dos 800mts. por exemplo, poderá ficar menos cansado depois dos 500 ou 600mts, o dos 1500 após os 1200mts ou o dos 5000 após 4000 e o maratonista não se sentirá tão cansado, após os 30km, a ponto de pensar em desistir.
O longão, no entender de muitos profissionais do setor, poderá ser muito útil, portanto, para todas as categorias de corredores de rua.

Onde o longão é de fato útil?
Três vantagens merecem especial destaque, são elas:
-O aumenta da confiança do corredor,
-A melhoria a da sua resistência física e,
-A aquisição de uma maior tolerância mental. Aquela sensação auto-motivadora de conseguir superar os seus próprios limites.

Qual deve ser o ritmo?
Como regra geral, no treino longo, o ritmo deve ser um pouco menos intenso do que o da prova. Alguns treinadores de maratonistas, mais experientes, sugerem começar o treino em ritmo um pouco mais lento e ir acelerando, até que nos últimos 5km por exemplo, o ritmo seja igual ou próximo daquele da prova. É o chamado longão progressivo.
Uma outra técnica, válida para qualquer corredor, consiste em dosar o ritmo de acordo com os seus batimentos. Neste caso, o que se sugere é não ultrapassar os 75% da FCM (freqüência cardíaca máxima).

Sugestão -quando for realizar o seu treinamento é muito importante:
1- usar roupas adequadas (conforme a temperatura do dia),
2- hidratar-se e,
3- proteger-se dos raios solares.
Parece tão óbvio mas é impressionante como um grande número de pessoas sequer pensa nisso!


**Oziel foi um jovem de 18 anos, heroi do massacre absurdo de Carajás, em 1996! Hoje este terreno de 1.500.000m2, compõe-se de vários bairros, tendo inclusive um morador, eleito vereador, que o representa. Fica entre as rodovias Santos Dumont, Anhanguera e estrada Velha Campinas-Indaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário