sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

+ uma corrida

Amanhã será a Corrida da Lua que, toda enfeitada, está indo para a sua "festa de debutante": ela completará 15 anos! Serão 10kms em volta da sempre presente Lagoa do Taquaral - cenário familiar e aconchegante de tantas outras corridas e tantos outros treinos! Aqui, se não existe o charme de correr em terras desconhecidas, existe a magia de sempre: afinal a experiência acontece, de verdade, é no interior de cada um - o ce


nário é apenas a roupagem para uma descoberta interna, uma convivência com suas limitações onde uma alegria solitária fornece a energia necessária para vencer cada passo, cada metro!
A Corrida da Lua, ainda que sem lua, tem seu charme, seu atrativo, próprio dos momentos de recolhimento do entardecer onde "sons e perfumes se misturam no ar da noite" que se aproxima, parodiando aqui o delicioso "Harmonie du Soir", eterno poema de Charles Baudelaire, com seu inseparavél "spleen", aquilo que nos tempos modernos passamos a dar o nome de "depressão". Se você estiver se perguntando o que é isso, simplesmente vá até o Youtube, digite "So long Marianne" e entenderás o que estou dizendo. Irás compreender que uma música não é somente uma música, que uma voz é muito mais que uma voz, talvez um sussurro que faz acordar em nós certas sensações que na maior parte do tempo se acham adormecidas no mais profundo de alma de cada um.


Correr é um gesto solitário onde, ainda que rodeado da multidão, nos sentimos sós, nos vendo na mais intensa comunhão com cada músculo do nosso corpo!
Que a temperatura esteja amena, que a brisa sopre a nosso favor e que a chegada nos surpreenda ainda no auge do esforço. Boa Corrida a todos nós!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Natureza Mágica


Um brilho intenso chama a atenção do olhar perdido do homem sentado em sua varanda. à sua frente, na superfície de um casulo, ele percebe uma pequena fenda. Um filhote de borboleta está nascendo. Ele observe este minúsculo filhote que, penosamente tenta quebrar o casulo e com suas asinhas frágeis ganhar o mundo exterior.
A tentação é grande para aquele homem em querer ajudar a saída do casulo mas ele não faz nada, apenas observa. Ele sabe que esta etapa é essencial ao pequeno animal para que, ao vencer o casulo empregando todas as suas forças, ele consiga desdobrar e descolar suas enormes asas.


Ao preço de um esforço "sobre-humano" o animalzinho se fortifica e aprende, no instante que ele chega ao mundo, a bem abrir sua asas. Abrir o casulo não seria ajudar a pequena borboleta- ao contrário - talvez fosse condená-la à morte, uma vez que com as asinhas coladas ser-lhe-ia impossível alçar vôo e com isso agonisar ou ser devorada alí mesmo.
Felizmente o homem, que observa este magnifico espetáculo da natureza, conhece tudo isso. Então ele observa a magia da natureza e fica maravilhado face a força enorme que a pequena borboleta desenvolve e quando ela alça seu primeiro vôo, ele sorri!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Treinar é preciso - ganhar não é preciso!

((clique na imagem para ampliá-la))A perseverança nos treinamentos não constitui uma garantia absoluta. Assim, deixar a cama, às 6 horas da manhã de um domingo, com o propósito de realizar um longão* de pelo menos 15kms, nem sempre se explica! Qual não foi a recompensa, quando minutos depois, me deparei com o mais belo nascer de sol de que tenho lembrança. Onde? - Sobre o chamado Oziel**, tambem conhecido como "a maior ocupação da America Latina = 30 mil famílias", fazendo divisa com o melhor hotel de Campinas nestes ultimos 40 anos - o Royal Palm Plaza. Aí está a imagem.
Revisitar o velho Aeroporto de Viracopos é sempre interessante, apesar de não lembrar em nada o aeroporto dos anos 1970. Alongados, em 2 grupos, todos associados da CUCA, seguimos, cada um ao seu ritmo pela estrada Viracopos-Indaiatuba, entre chácaras, terra, asfalto e...cachorros!
90 minutos depois e 15kms vencidos, o professor José Carlos da Silva, nosso coach, faz um resumo dos objetivos do treino, à sombra das árvores, onde outrora existia o campinho de peladas de Viracopos, de frente pra plataforma do armazém de importação(TECA)da Infraero
.

*Longão, o que é


Longão, ou treino longo, é o treino mais longo da planilha de treinamento de um corredor de rua. Graças aos treinos longos, o corredor dos 800mts. por exemplo, poderá ficar menos cansado depois dos 500 ou 600mts, o dos 1500 após os 1200mts ou o dos 5000 após 4000 e o maratonista não se sentirá tão cansado, após os 30km, a ponto de pensar em desistir.
O longão, no entender de muitos profissionais do setor, poderá ser muito útil, portanto, para todas as categorias de corredores de rua.

Onde o longão é de fato útil?
Três vantagens merecem especial destaque, são elas:
-O aumenta da confiança do corredor,
-A melhoria a da sua resistência física e,
-A aquisição de uma maior tolerância mental. Aquela sensação auto-motivadora de conseguir superar os seus próprios limites.

Qual deve ser o ritmo?
Como regra geral, no treino longo, o ritmo deve ser um pouco menos intenso do que o da prova. Alguns treinadores de maratonistas, mais experientes, sugerem começar o treino em ritmo um pouco mais lento e ir acelerando, até que nos últimos 5km por exemplo, o ritmo seja igual ou próximo daquele da prova. É o chamado longão progressivo.
Uma outra técnica, válida para qualquer corredor, consiste em dosar o ritmo de acordo com os seus batimentos. Neste caso, o que se sugere é não ultrapassar os 75% da FCM (freqüência cardíaca máxima).

Sugestão -quando for realizar o seu treinamento é muito importante:
1- usar roupas adequadas (conforme a temperatura do dia),
2- hidratar-se e,
3- proteger-se dos raios solares.
Parece tão óbvio mas é impressionante como um grande número de pessoas sequer pensa nisso!


**Oziel foi um jovem de 18 anos, heroi do massacre absurdo de Carajás, em 1996! Hoje este terreno de 1.500.000m2, compõe-se de vários bairros, tendo inclusive um morador, eleito vereador, que o representa. Fica entre as rodovias Santos Dumont, Anhanguera e estrada Velha Campinas-Indaituba.