sábado, 14 de maio de 2011

A qualidade da minha comunicação!

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"A qualidade da comunicação está na resposta que se obtém!" Um pressuposto determinante no momento de se analisar as competências de alguém. Eu posso ser o maior catedrático, possuidor de todos os diplomas na área de comunicação e nem sempre isto não me dá o direito(ou a condição) de ser um comunicador eficiente. Tal conceito pressupõe uma segunda variável na análise da questão: o ponto de vista do público, a quem a mensagem se destina.
Ainda existe a idéia de que as melhores universidades são aquelas que dispõem do maior numero de doutores e pós-doutores; claro, critérios são necessários. No entanto na Universidade é onde se aprende e para aprender é indispensável que exista comunicação - o bom professor, salvo melhor juízo, é aquele que consegue transmitir bem os seus conhecimentos. Um pós-doutor que não fala (ou que fala mal), só serve a ele, ao seu ego, umas vez que sem feedback de seu público a comunicação não existiu. O executivo, o chefe, o advogado e até mesmo o médico que não conseguem fazer passar a mensagem precisam se reciclar, falar a língua de seu empregado, de seu subalterno, de seu cliente ou paciente.
A PNL (Programação Neuro-linguística) descobriu isto há algumas décadas e cada vez mais amplia a nossa compreensão a respeito. Entre outras descobertas está a avaliação das pistas de acesso do interlocutor: falar de cores(visual) para quem só entende de som(auditivo), representa no minimo um grande atrazo no envio da minha mensagem. Com o cinestésico dá-se destaque às sensações, ao conforto, ao aconchego, por exemplo.
Professores, educadores, líderes, palestrantes têm muito a ganhar com a percepção e a aplicação de conceitos da moderna comunicação, cujo foco mudou do comunicador para aquele que recebe a mensagem.
Pense nisso na sua próxima apresentação, no relatório na empresa, na palestra ou até mesmo no simples bate papo entre amigos.

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