terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Loteria Mágica!


Descobri, há algum tempo, em um livro do filósofo francês Marc Lévy, uma historinha fantástica chamada A Loteria Mágica, que me encantou...
Uma criança, dessas que não param nunca, cujos pensamentos fluem como uma cachoeira, desordenada e constantemente. A pobre mãe, para acalmá-la, decide lhe contar a seguinte história - a história da loteria mágica:
Ela pede que ela imagine que ganhou em um jogo, que consiste no seguinte: toda manhã um banco deposita em sua conta corrente uma soma de R$84.600,00! As regras do jogo são as seguintes:
-Regra Um: tudo que não tiver sido gasto no final do dia, desaparece naquela mesma noite - o que sobrar não pode ser guardado em outro lugar, nem transferido e nem dado pra outra pessoa!
Na manhã seguinte, o banco deposita outros R$84.600,00 para aquele dia!
-Regra Dois deste jogo muito simples: a qualquer momento do dia ou da noite o banco pode interromper o jogo, sem aviso prévio. A conta pode ser fechada, os depósitos cessados e não haverão outros, NUNCA mais!
O que você faria?
Quais seriam os seus projetos se tivesse ganhado em um tal jogo?
Em que, na criança que existe em cada um de nós e que poderia sonhar com um tal jogo, poderia haver de modificação para a vida...
Agora uma revelação: TODOS nós já jogamos e ganhamos nesse JOGO da VIDA, ao nascermos!
Nesta Loteria Mágica, os 84.600 são, na realidade, os segundos DE VIDA que recebemos toda manhã ao acordar. Qualquer que seja nossa condição social, cor, religião ou crenças. Todos, absolutamente iguais nesse momento.
À noite o que não tiver sido gasto, desaparece e vale lembrar: este jogo pode ser interrompido a qualquer instante de nossas vidas!


A decisão é exclusivamente nossa, de empregar este tempo de acordo com nossa consciência, nossa alma. O que garante o sucesso não é a biografia e sim nossas decisões!
Começo de um novo ano, talvez seja o momento de se perguntar como está sendo "gasto" este crédito generoso, de toda manhã. O montante é igual para todos, mas como explicar que alguns parecem fazer muito mais coisas que nós? Ou então além de fazerem milhões de coisas, ainda acham tempo pra tantas outras como encontrar os amigos, viajar, praticar esportes, manter uma casa, cuidar de filhos, se refugiar em uma ilha exótica, meditar...
No fundo não existe uma maneira ideal de se compor com o tempo - existe apenas um caminho PESSOAL para fazer do tempo um ALIADO. Tudo está na escolha que se faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário